Por que Marketing Digital é tão importante? Entenda!

 Atualmente, temos acesso a qualquer tipo de informação através com apenas alguns cliques, através de um veículo muito popular, a internet! Mas você já parou pra pensar que atrás de tudo o que você pesquisa, ou consome em mídias socias, está à frente de alguma empresa ou profissional que está adotando estratégias para que esse conteúdo possa chegar até você? Sendo assim, a importância do marketing digital atualmente é conectar o empreendedor com seu público-alvo, e não existe outra forma mais competente na atualidade, que a internet. Sendo assim, listamos alguns dos vários pontos positivos de se utilizar o marketing digital para promover o seu negócio e obter resultado positiva. Confira a seguir:

Avanço da Tecnologia

 Antigamente, para se conhecer uma marca, ou empresa, era necessário ter o contato com alguma campanha publicitária ativa, como outdoor, panfleto, cartaz e o famoso cartão de visita. Grandes empresar ainda utilizavam jornais, revistas ou até comerciais televisivos. Porém a importância do marketing mudou conforme a necessidade da sociedade. Hoje em dia, mesmo sem sabermos, estamos dentro de um “grupo de interesses” de várias empresas, através das nossas ações nas redes socias ou redes de pesquisa, mais conhecido como algoritmo, vamos falar sobre ele de forma breve a seguir.

Algorítmo, para que te quero?

 O ponto de partida mais importante para ter sucesso no marketing digital é o uso do algoritmo, que nada mais é do que uma ferramenta desenvolvida por software que capita seus dados através de buscas que você faz no Google, ou páginas e publicações que você curte através do Instagram. Ele utiliza destas informações para divulgar empresas, produtos ou serviços que compactuam com seu interesse. E acredite, não é por acaso que você recebe muitos anúncios de algo que tem interesse por “coincidência”, pois essa captura de dados é feita até pelo microfone do seu smartphone, caso você tenha o acesso permitido de Cookies. Mas vamos explicar outras importâncias do marketing digital, e já voltamos a falar sobre algoritmo.

 Afinal, como posso utilizar marketing digital na minha empresa?

Há 2 tipos de estratégias a serem seguidas no marketing digital que seriam: O conteúdo orgânico e o conteúdo patrocinado! Vamos explicar um pouco sobre eles a seguir:

Conteúdo Orgânico

 O conteúdo orgânico é um ponto do marketing digital fundamental. Se trata daquele conteúdo informativo que o usuário busca, com o intuito de informar e explicar ou divulgar. No caso das redes sociais como Instagram e Facebook, ele é utilizado através das postagens no feed e stories, que podem ser localizadas através das famosas “hashtags” e busca atrair o cliente pelos “olhos”, pois cabe a estratégia a segmentar publicações que vão prender a atenção do usuário. Outra forma orgânica seria pelo Google, onde traz soluções para o usuário de acordo com o que ele pesquisa (assim como este texto), como por exemplo: “Qual tratamento certo para compulsão alimentar?”, “Quais precauções devo ter para evitar diabetes?”. Estes tipos de pesquisa direcionarão o usuário para o conteúdo de alguma empresa que provavelmente disponibiliza aquele serviço, onde o texto vai explicar um problema que pessoa está buscando entender, e em seguida apresentar uma solução (que seriam os famosos: “Ficou alguma dúvida?”, “Deixe seu comentário”, “Faça um orçamento” ou “Agende a sua consulta).

Conteúdo Patrocinado

  O conteúdo patrocinado pode ser bem parecido com orgânico, mas quando você começa entender sobre estratégias de marketing digital passa a ver que não é bem assim!

 Mesmo que visualmente sejam parecidos, os anúncios patrocinados necessitam de um valor pago para serem impulsionados, mas o ponto importante é: Você quem escolhe o valor e para quem você quer divulgar, não é o máximo? Pois é! Digamos que você possui uma clínica em São Paulo, você poderá impulsionar alguma publicação do seu Instagram ou Facebook para um determinado público, aonde você poderá determinar o gênero, a faixa etária, a região e os interesses. Outra forma de fazer impulsionamento patrocinado, é através do anúncio da sua empresa do Google, que você também vai determinar para quem aparece, mas somente quando a pessoa buscar. Para isso será necessário utilizar palavras chaves, mas isso fica para outro post.

 Agora você já sabe os tipos de marketing digitais mais utilizados e mais eficazes na internet, mas como proceder? Vamos explicar um pouco a seguir!

Sabendo disso, o que devo fazer?

 Agora que você conhece as estratégias mais eficazes no marketing digital a questão é: Como aplica-lo no meu negócio? Como utilizar de uma forma assertiva?

 Assim como todo seguimento, são procedimentos que existem conhecimento. É necessário a contratação de profissionais ou agencias especializadas que possuem domínios destas ferramentas, mas realizem este serviço de acordo com o objetivo do cliente, e de acordo com o seu público específico. Esses objetivos podem ser: Aumento de impulsionamento nas redes sociais (seguidores, curtidas, interações), ter mais acessos ao site, vender algum produto ou serviço ou até receber mais ligações ou visitas físicas na empresa. Muita informação né? Mas não tem problema, entre em contato conosco e vamos tirar todas as suas dúvidas!