Landing Page: Porque é necessária para minha empresa?

 Sabemos que hoje em dia a maior ferramenta para vendas e divulgação de serviços é o marketing digital, pois o mais veículo de informações da atualidade é a internet. Mas o marketing digital está presente nas redes de diversas formas, podendo ser em sites de busca, redes sociais, ou até mesmo propagandas que se destinam a você de acordo com o que você já procurou, ou acessou. Mas antes da criação de anúncios e postagens, existe uma ferramenta muito eficiente que será indispensável para se criar uma base de público e para poder destinar sua estratégia de marketing. Estamos falando da Landing Page!

 O que significa Landing Page?


 A expressão “Landing Page” vêm do inglês, que significa “página de aterrissagem”. No marketing digital, é aquela página que você é direcionado quando clica em algum anúncio pago ou e-mail marketing, aonde você “aterrissa” no site partindo de alguma campanha que foi pré-disposta pela empresa anunciante. É uma página criada especialmente para atrair os usuários destinados de uma forma dinâmica, fazendo com que aconteça uma conversão, mas para entender melhor este conceito, iremos explicar abaixo:

 Para que serve a Landing Page?


 Como dissemos acima, a Landing Page é a página que você é direcionado ao clicar em algum anúncio ou até e-mail marketing. Porém, diferente de um site convencional, o layout é mais generalizado independentemente do nicho, trazendo familiaridade e objetivando as informações de forma mais intuitiva. Sua configuração é bem simplificada, onde o real objetivo é deixar claro aquilo que você oferece, impactando o usuário e gerando interesse de forma eficiente, para que ele execute a ação que você definir como objetivo, com por exemplo: contratar algum serviço, comprar algum produto, fazer um orçamento ou mesmo preencher um formulário.

 Para esta ultima opção, existe uma ação específica que vem sendo muito utilizada na atualidade, principalmente quando se tem o objetivo de utilizar a landing page para extrair um público alvo que será mais assertivo. Essa ação, ou oportunidade de negócio possui um nome específico e você provavelmente já viu muito por aí, são os famosos “Leads”.

 O que é um Lead?


  Resumidamente, o Lead é uma oportunidade de captação voltado aprendizado, ou seja, é a disponibilidade de conteúdo (e-books, vídeo aulas etc) para usuários em troca de dados que o usuário irá disponibilizar para receber este conteúdo (nome, email, perguntas estratégicas, área, etc) aonde você poderá criar público base que consome e tem interesse por aquilo que você faz, facilitando o destino de campanhas pagas para essas pessoas, que terão maior probabilidade de se converterem para clientes.

 Podemos dizer que é o foco para usuários que estão buscando de alguma forma, informação ou entender melhor sobre algum assunto, para depois disso realizar alguma ação, e é nessa ação que entra a parte de vendas.

 O que é necessário para ter um Landing Page de sucesso?


 Agora que você entende melhor o conceito de Landing Page, precisa entender vários itens que tornam ela funcional, e tragam pessoas que realmente importam para seu empreendimento. Vamos citar alguns itens essenciais para você entender melhor como funciona a estratégia que deve ser aplicada em uma Landing Page.

 Layout Cativante


 A primeira percepção sobre a Landing Page que o usuário irá se deparar é com o layout da página. Isso iniciará um vínculo permitindo que o cliente se identifique ou não com sua página, antes mesmo de ler e entender o que você tem a oferecer.

 Um Layout deve trazer familiaridade com o aquilo que você oferece, com elementos que obtenham uma sintonia, e de forma que o usuário não tenha nenhuma dificuldade ao acessar sua landing page, independente de ser leiga ou não. Deve ser atrativa, intuitiva, cativante e o principal: trazer segurança e profissionalismo.

 Outra coisa importante no layout da landing page, são as imagens e a qualidade delas. Quanto mais imagens de pessoas reais (que são responsáveis pela empresa, por exemplo) trazem mais confiança e tornam a landing page mais “humana” e próxima ao consumidor, trazendo aquela familiaridade que já citamos.

 

Nunca dispense o SEO


Como já explicamos em alguns conteúdos anteriormente, o SEO é uma estratégia que junta técnicas para melhorar o desempenho de ranqueamento do site em veículos de busca (no Google, primeiramente), e alcançar pessoas que buscam aquilo que você está disponibilizando em seu site. Na landing page não é diferente! Para que o Google identifique que sua página está falando de determinado assunto e indique para usuários quando realizarem tal busca, é necessário que o SEO da landing page esteja sempre atualizado de acordo com a proposta da sua empresa, e a quem deseja alcançar. Algo fundamental para a formatação de SEO na página, são as palavras-chave, e vamos falar delas a seguir:

Palavras-Chave na Landing Page


Um item que tem totalmente ligação com o SEO, são as palavras chave. É necessário ser cirúrgico na hora de determinar as palavras chaves que irão compor o SEO de acordo com o seu serviço ou produto, para que os motores de busca consigam identificar e indicar o seu site para pessoas que estão buscando este tipo de serviço. Vale ressaltar que a palavra-chave é repetida de formas diferente e precisam ser escolhidas a dedo, pois isso influenciará totalmente no resultado de desempenho da sua Landing Page.

 

Formulário intuitivo


 O formulário da sua landing page além de ser intuitivo, precisa ser o mais dinâmico e claro possível. O indicado é não pedir muitos dados, principalmente aquelas que não têm muita serventia. Pense como o usuário e saiba entender que quando se pede muitas informações, o cadastro fica invasivo e cansativo, e a não ser que a pessoa queira muito, ela irá preenche-lo todo.

CTA é indispensável


 O CTA (Call to Action), são palavras que dão gatilhos, orientando a ação que o usuário deva realizar. É indispensável o uso de CTAs em sua landing page, pois ela irá direcionar o usuário ao invés de dar apenas informações. Alguns exemplos de CTA são: “Ligue agora”, “Peça o seu E-book”, “Cadastra-se e ganhe descontos”, “Agende já o seu horário”, ou coisas que remetam a ação, mas claro, de forma estratégica.

Depoimentos


 A utilização de depoimentos em sua landing page, assim como em qualquer outra mídia social, traz também uma sensação de proximidade, além de uma “boa reputação”, fatores que vão fazer o seu futuro cliente ter mais confiabilidade e menos insegurança para incluir seus dados ou até mesmo conhecer mais o seu serviço. Despertará interesse!

Resultados devem estar presentes


Algo que chamará muito a atenção do “user” que acessar a sua landing page é uma representação com amostras de resultados, isso porque, quando se tem apenas informações sobre o seu serviço, pode ficar meio vago e ele poderá se questionar “será que funciona mesmo?”. A apresentação de resultados dará um parâmetro e será uma forma “palpável” que ajudará o usuário a entender o mecanismo do seu trabalho, ou aquilo que deseja divulgar em sua landing page.

 Quando você começa a se deparar com situações em que vê o concorrente deslanchando, e você realiza seu trabalho até melhor do que ele, provavelmente acaba refletindo: “Mas por que não consigo ter o mesmo resultado?”. Provavelmente porque seus serviços e sua empresa não estão chegando até as pessoas que estão procurando por eles, então esteja sempre a frente para poder alcançar as pessoas, junto com os avanços e ferramentas que a tecnologia disponibiliza, e está sempre se atualizando. Confie nos veículos que o marketing digital permite, pois entendendo melhor seu público, provavelmente terá maus entendimento do que realmente dá resultado, e o que não.

 Ficou alguma dúvida? Não deixe de nos perguntar, entre em contato com a gente e vamos te ajudar. Vamos conversar?