7 Dicas Importantes para Aplicar na sua Estratégia de Marketing

 Você resolveu utilizar estratégias de marketing para aumentar as conversões da sua empresa, mas ainda não está tendo o resultado esperado, ou sente que ainda falta certo conhecimento, ou até mesmo que você não está fazendo tudo o que se pode? Bom, no caso do marketing digital, não existe uma receita de bolo para que dê certo, até porque vai depender totalmente do seu segmento, e do seu público alvo. Entretanto, existem vários fatores estratégicos que contribuirão para que você consiga alcançar seus potenciais clientes de uma forma bem mais assertiva e objetiva e claro, sabendo o que funciona e o que não funciona como estratégia para seu negócio. Sendo assim, separamos 7 dicas importantes para aplicar em sua estratégia de marketing, acompanhe a seguir:

1- Saiba analisar seu público-alvo

 A primeira dica de marketing importante para aplicar em sua estratégia é a análise do público-alvo. Não adianta muito analisar a concorrência e dizer “Nossa, essa empresa fez tal campanha e deu resultado, vou fazer também”, sem analisar todos os outros fatores que englobam a campanha, que vão muito além da parte visual. Antes de pegar referências e criar campanhas, é de extrema importância avaliar o seu público-alvo.

 Trace algumas perguntas como: “Quantos anos meu público tem?”; “Qual gênero?”; “Moram em qual região?”, “Qual(is) profissão(ões)?” e busque respostas reais para estas perguntas, para definir de certo para quem você está vendendo e aplicar da melhor forma estratégias que irão alcançar essas pessoas. Depois que definir seu público alvo, você terá que ir para outras questões como: “Qual linguagem alcança meu público alvo?”; “Qual tipo de conteúdo meu público-alvo consome?”, “Meu público alvo acessa quais redes sociais?”. Dessa forma você já terá o Norte para começar a seguir e criar estratégias, e lembre-se sempre: Mesmo que sua concorrência venda o mesmo serviço, é muito possível que o público-alvo não seja totalmente igual, então não se baseie NUNCA apenas nestas referências.

2- Saiba identificar como alcançar seu público-alvo

 Outra dica necessária para se aplicar em sua estratégia de marketing é a identificação das ações que irão contribuir para que você alcance de fato aquelas pessoas que está buscando. Alguns dos fatores a serem identificados serão: as redes sociais que seu público-alvo frequenta, os vídeos que assistem, os sites que acessam, e até quais perfis essas pessoas seguem. Isso vai te ajudar a segmentar campanhas de tráfego pago ou até afunilar palavras chave e outras características para estratégias orgânicas.

 Outro ponto é saber analisar em qual estágio o funil de vendas está o seu público, isto porque você terá que fazer conteúdos/campanha específico destinado ao seu público de acordo com este estágio. Podendo ser pessoas que não conhecem ainda seu produto (serviço), até pessoas que já adquiriram.  Para cada estágio do funil existe uma estratégia específica que será realizada de acordo com o seu público-alvo. 

 Porém, ainda há muito o que se considerar ao criar uma estratégia de marketing, sendo assim vamos pontuar estes outros fatores, continua nos acompanhando:

3- Definir uma identidade visual

 Algo muito importante para sua estratégia de marketing é a identidade visual. É a parte que fará com que sua marca tenha uma “cara”, podendo ser muito positiva para alcançar novos clientes e até se tornar memorável, mas se não for bem alinhada e pensada, pode fazer o contrário disto. Assim como a logo, a identidade terá cores que representam o produto ou serviço, assim como um tipo de imagens ou elementos em suas postagens, fazendo com que a pessoa saiba que se trata da sua empresa só de ver a cor ou algum elemento em potencial nas suas postagens.

 4– Invista em Tráfego Pago

 Depois que você possui uma identidade visual definida, e o público alvo alinhado, está na hora de partir para as campanhas para atingir alcance, tráfego, conversão ou o objetivo que for melhor para o seu negócio no momento, mas lembrando que para isso (e as outras dicas também) é necessário o auxílio de profissionais capacitados que dominam estes conhecimentos, para que você não desperdice investimento e tenha resultado alcançado de acordo com suas metas. O tráfego pago tornar sua marca presente nas redes socias e redes de buscas de acordo com as palavras chaves, regiões demográficas, público e valor investido em cada campanha, sendo totalmente personalizado para cada tipo de segmento e também de estratégia. Falamos anteriormente sobre tráfego paga e orgânico, para ler, basta clicar aqui.

5– Tráfego Orgânico (SEO)

 Um dos primórdios de qualquer empresa é o ranqueamento do site nas redes de busca quando alguém realiza alguma pesquisa de acordo com aquele site. Neste caso, o site terá uma boa posição caso tenha otimizações realizadas dentro do site, no caso um conjunto de otimizações conhecido como SEO, esta dica é importante para realizar em sua estratégia de marketing, porém deve ser feito também por alguém que saiba realizar essas ferramentas. No caso deste post por exemplo, possui palavras chave e otimizações estratégicas, porém você provavelmente nem percebeu.

6– Mídias Sociais

 Ter uma empresa em 2021 e não ter páginas dela nas mídias socias é quase pedir para não vender, não é mesmo? Na atualidade, qualquer tipo de serviço ou produto, e até mesmo informações de empresas, o primeiro lugar que buscamos é na internet, seja nas mídias sociais, ou opinião de outras pessoas, ou mesmo em redes de busca. Então caso você não tenha pensado nisto ainda ou acha que é besteira não investir, sinto lhe dizer, mas você ficará para trás de seus concorrentes! E por falar em mídias sociais, não se limite apenas em utilizar somente uma, crie uma página naquelas principais redes socias que poderá encontrar o seu público, e também se lembre de incluir todo o tipo de conteúdo para que tenha mais chances de alcançar (Videos, Reels, Stories, Lives, etc)

 Esteja sempre à frente, e caminhe junto com a tecnologia, para que sua marca seja sempre atual e converse sempre com todas as outras empresas que também buscam inovar, isso traz muito diferencial, acredite!

 7- Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo conta totalmente com a ajuda de otimizações SEO para alcançar clientes de forma orgânica, porém como o nome já diz, ele alcança futuros clientes entregando algum tipo de conteúdo, onde 80% de assuntos serão relacionados a aprendizagem e os outros 20% somente serão destinados aos serviços e produtos da empresa, porém mesmo assim, de uma forma mais agregativa. Este tipo de conteúdo será destinado para clientes que estão no topo ou meio de funil, e para entender o que isto significa, leia este artigo.

 Para você ter sucesso hoje em dia, é necessário estar sempre atualizado e seguindo todas as tendências, porém sabendo aplicar com cautela, dentro da identidade e das metas de sua empresa, pois sem estratégia, você pode sair atirando para todos os lados e não saber o que fazer com aquilo tudo. Não basta ter as armas, é necessário saber caçar! Busque sempre inovar e também encontre ajuda de profissionais que realizem este tipo de serviço com ou para você, para que você comece a aprender também, cada vez mais com o seu negócio.