Landing Page: Porque énecessária para minha empresa?

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Sabemos que hoje em dia a maior ferramenta para vendas e divulgação de serviços é o
marketing digital, pois o mais veículo de informações da atualidade é a internet. Mas o
marketing digital está presente nas redes de diversas formas, podendo ser em sites de busca,
redes sociais, ou até mesmo propagandas que se destinam a você de acordo com o que você já
procurou, ou acessou. Mas antes da criação de anúncios e postagens, existe uma ferramenta
muito eficiente que será indispensável para se criar uma base de público e para poder destinar
sua estratégia de marketing. Estamos falando da Landing Page!
O que significa Landing Page?
A expressão “Landing Page” vêm do inglês, que significa “página de aterrissagem”. No
marketing digital, é aquela página que você é direcionado quando clica em algum anúncio
pago ou e-mail marketing, aonde você “aterrissa” no site partindo de alguma campanha que
foi pré-disposta pela empresa anunciante. É uma página criada especialmente para atrair os
usuários destinados de uma forma dinâmica, fazendo com que aconteça uma conversão, mas
para entender melhor este conceito, iremos explicar abaixo:
Para que serve a Landing Page?
Como dissemos acima, a Landing Page é a página que você é direcionado ao clicar em algum
anúncio ou até e-mail marketing. Porém, diferente de um site convencional, o layout é mais
generalizado independente do nicho, trazendo familiaridade e objetivando as informações de
forma mais intuitiva. Sua configuração é bem simplificada, onde o real objetivo é deixar claro
aquilo que você oferece, impactando o usuário e gerando interesse de forma eficiente, para
que ele execute a ação que você definir como objetivo, com por exemplo: contratar algum
serviço, comprar algum produto, fazer um orçamento ou mesmo preencher um formulário.
Para esta ultima opção, existe uma ação específica que vem sendo muito utilizada na
atualidade, principalmente quando se tem o objetivo de utilizar a landing page para extrair um
público alvo que será mais assertivo. Essa ação, ou oportunidade de negócio possui um nome
específico e você provavelmente já viu muito por aí, são os famosos “Leads”.
O que é um Lead?
Resumidamente, o Lead é uma oportunidade de captação voltado aprendizado, ou seja, é a
disponibilidade de conteúdo (e-books, vídeo aulas etc) para usuários em troca de dados que o
usuário irá disponibilizar para receber este conteúdo (nome, email, perguntas estratégicas,
área, etc) aonde você poderá criar público base que consome e tem interesse por aquilo que
você faz, facilitando o destino de campanhas pagas para essas pessoas, que terão maior
probabilidade de se converterem para clientes.
Podemos dizer que é o foco para usuários que estão buscando de alguma forma, informação
ou entender melhor sobre algum assunto, para depois disso realizar alguma ação, e é nessa
ação que entra a parte de vendas.
O que é necessário para ter um Landing Page de sucesso?

Agora que você entende melhor o conceito de Landing Page, precisa entender vários itens que
tornam ela funcional, e tragam pessoas que realmente importam para seu empreendimento.
Vamos citar alguns itens essenciais para você entender melhor como funciona a estratégia que
deve ser aplicada em uma Landing Page.
Layout Cativante
A primeira percepção sobre a Landing Page que o usuário irá se deparar é com o layout da
página. Isso iniciará um vínculo permitindo que o cliente se identifique ou não com sua página,
antes mesmo de ler e entender o que você tem a oferecer.
Um Layout deve trazer familiaridade com o aquilo que você oferece, com elementos que
obtenham uma sintonia, e de forma que o usuário não tenha nenhuma dificuldade ao acessar
sua landing page, independentemente de ser leiga ou não. Deve ser atrativa, intuitiva,
cativante e o principal: trazer segurança e profissionalismo.
Outra coisa importante no layout da landing page, são as imagens e a qualidade delas. Quanto
mais imagens de pessoas reais (que são responsáveis pela empresa, por exemplo) trazem mais
confiança e tornam a landing page mais “humana” e próxima ao consumidor, trazendo aquela
familiaridade que já citamos.
Nunca se dispense o SEO
Como já explicamos em alguns conteúdos anteriormente, o SEO é uma estratégia que junta
técnicas para melhorar o desempenho de ranqueamento do site em veículos de busca (no
Google, primeiramente), e alcançar pessoas que buscam aquilo que você está disponibilizando
em seu site. Na landing page não é diferente! Para que o Google identifique que sua página
está falando de determinado assunto e indique para usuários quando realizarem tal busca, é
necessário que o SEO da landing page esteja sempre atualizado de acordo com a proposta da
sua empresa, e a quem deseja alcançar. Algo fundamental para a formatação de SEO na
página, são as palavras-chave, e vamos falar delas a seguir:
Palavras-Chave na Landing Page
Um item que tem totalmente ligação com o SEO, são as palavras chave. É necessário ser
cirúrgico na hora de determinar as palavras chaves que irão compor o SEO de acordo com o
seu serviço ou produto, para que os motores de busca consigam identificar e indicar o seu site
para pessoas que estão buscando este tipo de serviço. Vale ressaltar que a palavra-chave é
repetida de formas diferente e precisam ser escolhidas a dedo, pois isso influenciará
totalmente no resultado de desempenho da sua Landing Page.
Formulário intuitivo
O formulário da sua landing page além de ser intuitivo, precisa ser o mais dinâmico e claro
possível. O indicado é não pedir muitos dados, principalmente aquelas que não têm muita
serventia. Pense como o usuário e saiba entender que quando se pede muitas informações, o
cadastro fica invasivo e cansativo, e a não ser que a pessoa queira muito, ela irá preenche-lo
todo.
CTA é indispensável
O CTA (Call to Action), são palavras que dão gatilhos, orientando a ação que o usuário deva
realizar. É indispensável o uso de CTAs em sua landing page, pois ela irá direcionar o usuário ao
invés de dar apenas informações. Alguns exemplos de CTA são: “Ligue agora”, “Peça o seu E-
book”, “Cadastra-se e ganhe descontos”, “Agende já o seu horário”, ou coisas que remetam a
ação, mas claro, de forma estratégica.

Depoimentos
A utilização de depoimentos em sua landing page, assim como em qualquer outra mídia social,
traz também uma sensação de proximidade, além de uma “boa reputação”, fatores que vão
fazer o seu futuro cliente ter mais confiabilidade e menos insegurança para incluir seus dados
ou até mesmo conhecer mais o seu serviço. Despertará interesse!
Resultados devem estar presentes
Algo que chamará muito a atenção do “user” que acessar a sua landing page é uma
representação com amostras de resultados, isso porque, quando se tem apenas informações
sobre o seu serviço, pode ficar meio vago e ele poderá se questionar “será que funciona
mesmo?”. A apresentação de resultados dará um parâmetro e será uma forma “palpável” que
ajudará o usuário a entender o mecanismo do seu trabalho, ou aquilo que deseja divulgar em
sua landing page.
Quando você começa a se deparar com situações em que vê o concorrente deslanchando, e
você realiza seu trabalho até melhor do que ele, provavelmente acaba refletindo: “Mas por
que não consigo ter o mesmo resultado?”. Provavelmente porque seus serviços e sua empresa
não estão chegando até as pessoas que estão procurando por eles, então esteja sempre a
frente para poder alcançar as pessoas, junto com os avanços e ferramentas que a tecnologia
disponibiliza, e está sempre se atualizando. Confie nos veículos que o marketing digital
permite, pois entendendo melhor seu público, provavelmente terá maus entendimento do que
realmente dá resultado, e o que não.
Ficou alguma dúvida? Não deixe de nos perguntar, entre em contato com a gente e vamos te
ajudar. Vamos conversar?

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