SEO: A mágica para o ranqueamento do seu site. (parte 1)

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No mundo da internet, a maior “vitrine” para um negócio ser consolidado é o site. Mas
somente ele não será o suficiente! Mesmo que seja um site chamativo e funcional, como as
pessoas irão encontrá-lo? O maior buscador da atualidade sem dúvida alguma é o Google, e
ele é responsável por identificar sites específicos de acordo com a busca do usuário, mas qual
o critério que o Google usa para definir quais sites serão expostos? E como fazer para que o
seu site esteja no topo do ranking? Não é mágica, sorte, muito menos a beleza do seu site (até
porque não é dessa forma que o Google enxerga se um site é bom ou não), mas sim pelo
famoso e indispensável SEO. Sendo assim, detalhamos algumas explicações bem claras e
dinâmicas referente ao SEO e a extrema importância que ele possui para você e sua empresa,
mesmo que você ainda não o conheça. Acompanhe a seguir:

O que significa SEO?

A palavra SEO significa Search Engine Optimization, ou traduzindo “Otimização para
Mecanismos de Busca” é a forma que o site estará otimizado, para que estes mecanismos
encontre o seu site (o Google por exemplo), e te indique para aqueles usuários que estão
buscando por algum conteúdo ou palavra chave que contenha no seu site. Isso é possível pois
o algoritmo deste mecanismo irá conseguir te rastrear, para indexar e assim ranquear, e caso
você tenha outras otimizações, ele irá ranquear seu site nos primeiros lugares desta indexação.
Mas afinal, quais serão as otimizações que farão com que o algoritmo te encontre? Veja:

Palavras-Chave
É a parte fundamental de qualquer estratégia SEO, pois são aquelas palavras que os usuários
incluirão nos motores de busca para que possam encontrar determinado conteúdo. Quando a
busca é realizada no Google, no caso, ele irá indexar todos os links que possuam aquele termo
correto e seja aplicado da melhor forma. Por exemplo: Você procurou “como cuidar de um
bebê”, os links que serão indexados para você serão conteúdos que estejam falando sobre o
que você procurou, ou seja, que possua aquelas palavras chave. Isso ocorre porque o conteúdo
possui inúmeras vezes as palavras: “como cuidar” e “bebê” de forma replicada e funcional.

Title Tag
É o “título” que aparecerá no anúncio assim que você realizar a busca. Nele, também será
necessário a inclusão da palavra chave para que o buscador entenda que é sobre aquele
assunto que o usuário está buscando. Dependendo do tipo do conteúdo, pode-se incluir
estratégias de vendas ou também destacar pontos positivos da empresa (como por exemplo
“10 anos de tradição” ou “Entregas para todo o Brasil”).

Meta Description

A meta description é aquela descrição que aparece na parte abaixo a Title Tag, porém ela não
é um fator exato para manter um bom ranqueamento. De qualquer forma, é sempre
importante incluir a palavra chave nesta parte, pois quando o termo de busca coincide com
alguma informação que consta ali, ela ficará em negrito.

Heading Tag
É um fator primordial para qualquer conteúdo. No caso, as Heading Tags são as formatações
para localização de títulos e subtítulos. No caso deste texto por exemplo, usamos a formatação
H1 (ou título 1) para o título, pois assim ele será identificado como tal. Os subtítulos seguem
como H2 (Título 2), que também será identificado desta forma, e assim, sucessivamente. Para
qualquer tipo de estratégia de conteúdo, as Heading Tags são indispensáveis.

URLs
As URLS para SEO são aquele tipo de URL que inclui também a palavra-chave, ou resume o
título de forma amigável e funcional. Esta formatação impede que o URL fique enorme e toda
complexa, para palavras simplificadas e claras. Em todo conteúdo com formatação SEO terá
este tipo de formação, como neste exemplo: http:www.exemplozyx.com/dicas-de-seo. (O
“dicas-de-seo” seria a URL formatada).

SEO na Imagem
Outra forma de ranqueamento nos motores de busca é o SEO na imagem, que nada mais é
que intitular a imagem com o nome da palavra chave, separando-as por traços. Desta forma,
todo tipo de busca através de imagem irá indexar também a imagem como um conteúdo
significante.

Linkagem Interna
As linkagens internas são empregados no marketing de conteúdo, onde o intuito é direcionar
o usuário para outros links dentro do seu próprio site. Por exemplo: Em um conteúdo que você
está lendo aparece um assunto que já foi especificado em outro conteúdo, então para não ter
que explicar novamente e também para que o usuário leia mais dos seus conteúdos, a
estratégia consiste em incluir um “para ler mais sobre isso, clique aqui”. Assim você será
destinado para outras páginas, consequentemente, aumentando o tráfego em seu site, e nos
seus conteúdos.

As técnicas SEO são mais complexas do que você possa imaginar, mas é a única garantia que
seu site seja indicado de forma orgânica, e desfrute de bons resultados. Sendo assim iremos
detalhar mais sobre essas técnicas em conteúdos futuros, fique sempre atento e deixe seu
comentário caso tenha ficado qualquer uma dúvida.

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